INTERNET

E-mails: mal usados, podem depor contra.

Claudia Matarazzo

E-mail: quem não tem, terá. Muitos tem mais que um, o pessoal e o profissional. Mas é preciso usá-los corretamente e ser elegante mesmo no mundo virtual. A Internet é uma rede mundial de comunicação e, como tal, também há regras de comportamento, seja no lazer ou no trabalho, que devem ser respeitadas..

QUANDO VOCÊ ENVIA:

Piadas, correntes e arquivos com imagens só atrapalham a vida de quem recebe. Nada mais chato do que ficar esperando minutos preciosos para abrir o arquivo e, ao final, aparecer a imagem de uma velhinha vestida de Tiazinha ou mil piadas sobre loiras.

Use e aproveite todos os recursos. Uma dica: use o recurso da cópia oculta para esconder todos os nomes para quem você enviou uma mensagem. É irritante receber um e-mail com mais de cinqüenta endereços e depois duas linhas de informação.

Evite abreviaturas e “emoticons” (símbolos). Eles acabam com qualquer possibilidade de estilo no texto, além de transmitir pressa ou um tom de brincadeira. Use-os quando muito na comunicação com amigos.

Na comunicação eletrônica palavras escritas em maiúsculas funcionam como se você estivesse gritando. O que é considerado agressivo.

Caso a sua empresa trabalhe com o notes ou similar, todo cuidado é pouco. São várias as histórias de mensagens enviadas erroneamente para o grupo “todos” (todos os funcionários da empresa, inclusive o presidente da empresa), quando na verdade eram só para um departamento ou grupo restrito, com uma piadinha ou convite de uma festa particular.

Cuidado com as brincadeiras ou brigas através dos seus e-mails seja pessoal ou profissional. A segurança na rede ainda não é totalmente perfeita, e além disso, poderá ser usada contra você. Lembre-se que um e-mail é um documento, um bilhete, uma carta assinada.

Seja breve. Lembre-se do telegrama quando for mandar um e-mail. É o melhor caminho. Assine sempre a sua mensagem - não custa nada um “Olá” e “tchau”.

Evite e-mails para convites de casamentos e comunicações de falecimento, por exemplo. Qualquer circunstância com alguma formalidade não dispensa a carta ou o convite reais.

QUANDO VOCÊ RECEBE:

Um e-mail deve ser respondido rapidamente, no máximo em 48 horas. Exceção para os e-mails com correntes ou só para leitura.

Em empresas deixe mensagens automáticas caso as respostas sejam mais demoradas e principalmente se você estiver fora do local de trabalho por muitos dias, e com indicação de quem a pessoa deve procurar se for um assunto urgente.

Se você receber e-mails com arquivos com vírus é recomendável avisar quem enviou, para que este de uma checada em seus equipamentos.

Não repasse o e-mail recebido para um enorme contigente de internautas sem saber se quem te passou permite. O melhor é copiar a mensagem, caso queira repassar, e colar num novo e-mail, antes de divulgar na rede. Assim o nome de quem te enviou será preservado - o que significa que você não está disponibilizando um endereço particular sem consentimento.

Não é necessário dizer que e-mails, como qualquer correspondência, são confidenciais. Quem compartilha computadores deve ter isso em mente, para não invadir a privacidade alheia.

Relacionamentos virtuais

Claudia Matarazzo


A Internet possibilita uma nova era da paixão platônica, em que pode-se manter relacionamentos radicalmente virtuais por um longo tempo, se não se quiser marcar um encontro real. Mas a rede também é um templo para namoros virtuais de Casanovas e Dom Juans que não se preocupam com os sentimentos alheios ou mesmo se estão traindo ou não - ainda que apenas na Internet. Na rede conhecemos muitas pessoas, em pouco tempo e de todos os lugares do mundo. Por essa razão, pode parecer mais fácil namorar no mundo virtual do que no real. Talvez até seja. Contanto que mantenhamos alguns parâmetros.

Cuidado com o anonimato. Apaixonados namoros virtuais são comuns, com a vantagem do anonimato. Sem o temor da perseguição, como em “Atração Fatal”, fica mais fácil desaparecer ou acabar com o relacionamento. Por isso, cuidado na hora de entregar a sua alma.

Infidelidade na rede! Na web muitos “brincam” de arranjar relacionamentos virtuais. Muitas vezes envolvendo-se com vários ao mesmo tempo, até mesmo esperando ter uma relação “real”. É a infidelidade virtual, mesmo se restringindo ao ambiente da tela do micro. Ainda assim, é possível e importante manter a “compostura” pois, como todo relacionamento, devemos priorizar o respeito e consideração que se tem pela pessoa “real” com quem estamos vivendo.

A fantasia. Lembre-se que se você inventa para si e para os outros nos chats uma personagem que não existe realmente, o feitiço pode virar contra você. Em relacionamentos, o futuro é totalmente imprevisível e você pode vir a se apaixonar pra valer pela sua namorada virtual. Daí, como explicar que não é alto, loiro, rico e nem solteiro?

Na hora do trabalho. Encontros explosivos durante horas no computador de seu trabalho podem gerar conflitos profissionais, além de ser perigoso como qualquer caso extra conjugal. Até porque o seu parceiro pode ser – coincidências sempre acontecem – aquele chato do departamento financeiro.

Seja educado. A Internet, como qualquer outro ambiente, permite relacionamentos e assédios nas mais diferentes formas e estilos. Usar o seu tempo e dos outros com elegância é uma questão de estilo.

Gentileza é fundamental. Assim como no mundo real, ninguém gosta de abordagens grosseiras, cantadas agressivas e pouco criativas. Use a imaginação – como é a regra no relacionamento virtual – desde a primeira "teclada"...

Mantenha o foco. Aproveite todas as oportunidades que a rede lhe proporciona para atrair as pessoas que se afinam com você, aumentando as chances de um relacionamento pleno e gratificante.

Finalmente, lembre-se: na rede quase tudo é permitido e todo cuidado é pouco. Não dê o seu endereço e telefone a ninguém antes de se certificar, na medida do possível, da “seriedade” da pessoa e questão. E, quando marcar encontros pessoais com seu amor virtual, escolha lugares públicos e movimentados - pelo menos nas primeiras vezes...

 

Correio eletrônico


Acentuação

Nem todos os usuários da Internet estão preparados para receber mensagens acentuadas de correio eletrônico. Antes de enviar uma mensagem com acentos, pergunte ao destinatário se ele tem um programa de correio eletrônico que aceita esse tipo de texto. Programas como o Eudora, o Netscape Mail e o MS Mail entendem os acentos.

Uso de maiúsculas

A maior parte das regras de etiqueta na rede dizem respeito à composição de mensagens de correio eletrônico ou em grupos de discussão. A primeira e mais conhecida dessas regras é: nunca use CAIXA ALTA em todo o seu texto. Convencionou-se na Internet que a caixa alta serve para fazer de conta que você está GRITANDO. Somente utilize maiúsculas quando quiser dar ênfase a algumas palavras. Veja o exemplo.
Errado:
GOSTARIA DE CONFIRMAR REUNIÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA. DEVEMOS ESCOLHER CORES DOS PRODUTOS.

Certo:
Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher cores dos produtos.


Use citações em respostas


Quando estiver escrevendo uma resposta a uma mensagem que chegou por e-mail, cite uma parte do texto recebido para que o autor saiba do que você está falando. Isso é particularmente importante se o seu correspondente se comunica com diversas pessoas via e-mail ou se você demorou vários dias para escrever a resposta. Seu correspondente pode simplesmente ter esquecido do que se tratava a mensagem anterior. Utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Alguns softwares de e-mail, como o Eudora, incluem automaticamente o sinal na opção Reply. Veja o exemplo.
>Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher >cores dos produtos.

Tudo bem. Que tal às onze horas?


Use linhas de no máximo 65 colunas

Escreva linhas com no máximo 65 caracteres (colunas). Assim você terá certeza de que todas as pessoas poderão ler sua mensagem sem problemas de quebra de linha, independente do software que utilizam. O uso de linhas curtas também ajuda quando um texto é citado várias vezes e acumulou muitos caracteres de maior do que (>) no começo de cada linha.

Como enfatizar palavras

Além da caixa alta, você pode utilizar caracteres como o asterisco (*) e o sublinhado (_) para dar ênfase a determinadas palavras. É como se você estivesse utilizando o negrito e o itálico, respectivamente. Veja o exemplo.

Favor prestar muita atenção à quantidade

dos produtos pedidos. Em nosso estoque

temos apenas *doze* unidades.


Usenet e listas de distribuição


As regras de comportamento do correio eletrônico também podem ser utilizadas quando se está participando de grupos de discussão da Usenet e em listas de distribuição. Nesses dois sistemas, é preciso que todos os usuários respeitem as regras de convivência. Do contrário, a comunicação se torna inviável.

Leia a FAQ

Antes de começar a fazer perguntas em um grupo de discussão, leia o arquivo que contém as respostas para as perguntas mais feitas naquele grupo. Esse documento, chamado de Frequently Asked Questions (FAQ), está disponível nos arquivos de cada grupo.

Acompanhe a discussão

Antes de entrar em uma discussão, leia todas as mensagens enviadas até o momento sobre aquele assunto e faça uma adequação do tom de sua mensagem à lingugem utilizada pelos demais participantes. Também é importante conhecer as opiniões já manifestadas para não ficar repetindo idéias já utilizadas. Enviar opiniões do tipo "também acho" são dispensáveis.

Mantenha-se no tema

Uma das formas mais fáceis de comprar briga em grupos de discussão é enviar mensagens com assuntos fora do tema do grupo. Leia a FAQ do grupo para saber o que pode ser discutido e quais são os tipos de mensagens indesejáveis.

Escolha bem o destinatário

Quando você estiver respondendo mensagem de um companheiro de grupo, avalie se é necessário enviar uma cópia para o grupo ou apenas responder diretamente ao autor da mensagem original. Perguntas comuns ou fora do tema não devem receber respostas abertas para o grupo, mas particulares.

Dê resposta ao grupo

Quando fizer uma pergunta e receber respostas particulares de vários participantes, ofereça fazer uma compilação e enviar para as pessoas interessadas.

Evite mensagens inflamadas

Conhecidas em inglês como flames, as mensagens inflamadas são a praga dos grupos de discussão. Uma vez iniciada uma corrente de flames é difícil conter os ânimos. Quando receber uma mensagem desse tipo, ignore-a.

Respeite o seu correspondente

Não envie cópia de uma mensagem particular para um grupo de discussão sem permissão do autor.

Pense globalmente

Tenha em mente que podem existir no grupo participantes de nacionalidade, raça, credo, idade e sexo diferentes do seu. Tome cuidado nos seus comentários para não ofender seus companheiros.

Em viagem, saia da lista

Se você sair em viagem ou não puder acessar a rede por mais de uma semana, cancele sua assinatura na lista de distribuição.

Citações

Citar uma mensagem colocada em um grupo de discussão também é importante. Às vezes você quer fazer um comentário apenas sobre determinada parte de um texto de um companheiro de grupo. Outras vezes você vai querer pegar cada trecho de uma mensagem e escrever um comentário. Assim como nas mensagens pessoais, utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Além disso, coloque o nome, o endereço eletrônico e data da mensagem citada. Veja o exemplo.


Em 01/01/96, João da Silva

(jsilva@uol.com.br) escreveu:

>A última reunião do grupo foi

>realizada no dia 23 de setembro.

Na verdade, João, essa foi a penúltima

reunião. Nos encontramos mais uma

vez em 12 de janeiro.


Evite mensagens longas

Evite enviar mensagens longas para o grupo. Se for impossível diminuir o tamanho da mensagem, inclua o aviso AVISO: MENSAGEM LONGA.

Múltiplos grupos

Quando enviar mensagens para vários grupos, coloque no topo da mensagem a lista dos grupos que estão recebendo o texto e um pedido de desculpas por eventuais recebimentos duplos no caso de usuários que assinam mais de uma lista.

Verifique o destinatário

Quando responder mensagens de um membro do grupo, verifique se a mensagem não será enviada por engano para a lista. Cheque o campo From: da mensagem que está sendo respondida.

Guarde a FAQ do grupo

Guarde o arquivo de FAQ para não ter de ficar fazendo perguntas do tipo "como faço para sair dessa lista" para o grupo. Se você perder a FAQ, envie o comando help para o endereço do servidor de listas, o programa que administra o grupo de discussão.

Bibliografia
A Beginner's Guide to Effective Email
Kaitlin Duck Sherwood (ducky@webfoot.com)
http://www.webfoot.com/advice/email.top.htm
Etiqueta em Redes
RNP (Rede Nacional de Pesquisa)
http://www.cr-sp.rnp.br/kit/dos0018.htm

Netiquette Rules for the Road
Sprint Stop
http://www.sprint.com/internet/netiquet.htm

PolitenessMan's Guide to Netiquette
1-800-Collect
http://www.organic.com/1800collect/Netiquette/

The Net User Guidelines and Netiquette
Arlene H. Rinaldi
Florida Atlantic University
http://www.fau.edu/rinaldi/net/index.htm

 

 
 
 
 
 


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