Grupos Teatrais -Matula Teatro

Breve Histórico
Em maio de 2000, por ocasião de um projeto de iniciação científica do então aluno de Artes Cênicas da UNICAMP Eduardo Okamoto, forma-se um grupo de pesquisa interessado em investigar a imitação de corporeidades de moradores de rua da cidade de Campinas. Esta técnica, também chamada mímesis corpórea, foi desenvolvida pelo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e transmitida aos atores pelo ator-pesquisador Renato Ferracini ao longo de dois anos de intenso treinamento. Os frutos deste trabalho foram tantos e tão animadores que ao final de 2001 o grupo já tinha em seu repertório dois espetáculos: Pedra de Coração (espetáculo de rua criado pelo grupo com base em poesias de moradores de rua) e Vizinhos do Fundo (espetáculo de palco dirigido por Verônica Fabrini (atriz e diretora da Boa Cia.), esse último é resultado direto da pesquisa em imitação de corporeidades de moradores de rua).
O Grupo Matula Teatro conta hoje com seis atores formados em Artes Cênicas pela UNICAMP e uma atriz e musicista graduanda em Música pela mesma instituição. Paralelo ao trabalho de pesquisas teatrais, o grupo sempre desenvolveu atividades ligadas à organização comunitária e à inclusão social por meio da arte. Acompanhados de profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento (Artes Cênicas, Educação, Geografia, História, Música e Estatística) e contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP, estes mesmos atores desenvolvem desde agosto de 2001 o projeto Arte e Exclusão Social, que consiste em oficinas de teatro para moradores de rua. Os atores também estão envolvidos nos projetos Teatro Cidadão - repensando a organização comunitária (realizado com representantes do Orçamento Participativo da Prefeitura de Campinas), Adolescentes em Cena por uma cultura de paz (realizado junto à ONG ACADEC- Ação Artística para desenvolvimento Comunitário com adolescentes da periferia de Campinas e do Internato Jequitibá - FEBEM) e Projeto Gepeto – Transformando Sonhos em Realidade (também realizado junto à ACADEC, levando oficinas de técnicas circenses, canto, artes plásticas e dança para adolescentes em situação de rua).
Este ano além de dar continuidade a todos esses projetos, o Grupo Matula Teatro está preparando um novo espetáculo, com direção de Ana Cristina Colla, atriz e pesquisadora do LUME e co- orientação de Renato Ferracini, o processo já está em andamento mas ainda não tem previsão de estréia.




Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008